Entrevista exclusiva - Vanguart

Vanguart fala sobre seu novo álbum de estúdio

Entrevista exclusiva - Vanguart
(Foto por Ariel Martini)

Entrevista por Francieli Souza

Recentemente, a agradabilíssima banda Vanguart, de Mato Grosso, lançou Muito Mais Que o Amor, disco que vem colecionando críticas positivas e cuja pré-estreia exclusiva ocorreu através do Tenho Mais Discos Que Amigos!, em mais uma parceria com a Deck.

O álbum que sucede Boa Parte de Mim Vai Embora, que viu a luz do dia em 2011, é o terceiro de estúdio do grupo e o primeiro com a violinista Fernanda Kostchak como integrante.

Aproveitamos a nova fase para conversar com a banda sobre a transição e histórias deste novo trabalho, produzido por Rafael Ramos. Confira!

Quanto tempo trabalharam nesse disco?

As canções surgiram entre a metade de 2012 até a gravação do álbum. Fizemos a pré-produção em Janeiro desse ano e entramos em estúdio para gravar.

Como foi o processo de composição e gravação?

Foi um processo bastante coletivo. Eu e o Hélio temos mais parcerias nesse disco além de algumas que fizemos com a banda toda. Produzir o álbum junto com o Rafael Ramos nos deu uma direção bem interessante também, de como nos mostrar nesse álbum mais solar sem perder a profundidade.

Qual é a maior diferença entre “Muito Mais que o Amor” e o disco anterior, “Boa Parte de Mim Vai Embora”? Podemos notar mais experimentação nos instrumentos e maior trabalho nas composições.

Alguns instrumentos novos surgiram, como o bandolin e o clarinete, mas a diferença fundamental é a temática. No disco anterior estávamos numa pior e agora podemos falar das coisas boas que vivemos e vimos no último ano, depois de passada a tempestade.

O que pode ser maior que o amor?

A própria fé nesse amor que nos faz seguir em frente, por que não?

Qual a principal mensagem por traz das 11 músicas?

O coração se acalma, você respira, se enche de vida e se entrega a essa vida.

Como foi o processo de produção do clipe “Estive”?

Esse clipe foi dirigido pelo coletivo The Wolfpack e foi um presente lindo. Participamos bastante do processo todo e filmamos sem roteiro definido, então muito do que aconteceu surgiu na hora. Tanto da nossa parte como da interpretação do Danilo Grangueia. O clipe traduz esse sentimento de que eu posso procurar em muitas coisas, ir a vários lugares e conhecer pessoas, mas o que eu preciso mesmo, o que eu preciso encontrar de fato está em mim. Eu sou o lugar, o lugar está em mim.

O Vanguart é considerado por muitos como o estopim dos músicos folk no Brasil. Como que vocês enxergam o mercado e as bandas de hoje?

O mercado é difícil pra nós como é pra todos. Muita informação, muitas bandas, muita coisa boa, muita coisa ruim, muito de tudo. Atirar para todos os lados não é o caminho, mas precisamos estar ligados no dinamismo da comunicação. Mas, mais importante que isso, sempre, é continuar fazendo e pensando na música em primeiro lugar.

Falando agora sobre shows, vocês tocaram no Lollapalooza Brasil 2013. Como foi a experiência? Vocês já esperavam o convite?

Foi incrível! Não esperávamos de maneira alguma. Ver o público cantando todas as músicas, dividir aquele dia com bandas que a gente gosta muito foi sensacional! Vontade de tocar no próximo, não falta! (risos)

Quando começa e por onde passará a nova turnê?

Começa em outubro com shows promocionais no Rio (dia 04/10 no Miranda) e em São Paulo (dia 06/10 no Carioca Club). O lançamento oficial com o show novo e toda a estrutura será no Sesc Pompéia nos dias 18 e 19/10. Mais datas estão surgindo. Divulgamos tudo no vanguart.com.br e facebook/vanguartoficial.

Vocês têm mais discos que amigos?

Essa é difícil viu? Temos muitos amigos, mas fazendo de cabeça aqui acho que temos mais discos mesmo! (risos)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!