Cage The Elephant fala sobre inspiração para novo disco, Melophobia

Cage The Elephant fala sobre inspiração para novo disco, Melophobia

Após a liberação de 45 segundos de “Come a Little Closer”, primeiro single do terceiro álbum de estúdio do Cage The Elephant, o líder da banda, Matthew Schultz, em entrevista ao portal Consequence Of Sound, falou sobre as novas composições e suas principais influências.

Schultz comparou o novo álbum a um episódio de sua vida em que quebrou o nariz. Na época, foi preciso fazer uma cirurgia reconstrutiva sem anestesia que foi muito “dolorosa e angustiante”. Para ele, as novas composições podem ser comparadas a esse processo:

“Como em uma cirurgia reconstrutiva nasal, o objetivo da indulgência criativa para uma banda que toca rock and roll é sempre uma viagem dolorosa e angustiante. Apesar de toda a perda, no fim sempre vale à pena.”

Isso, mais do que qualquer coisa, sintetiza o processo de escrita e gravação do terceiro álbum da banda,  Melophobia , que deve sair ainda este ano, através da RCA Records.

“Melophobia é o ódio ou o medo da música”, afirmou Shultz. “Todo o processo foi cheio de adversidades e dores para o crescimento. Eu não quero fazer parecer que não é gratificante, porque houveram momentos de paz e de graça. Mas não houve nenhuma parte fácil no processo. Eu sempre li de músicos que não suportavam a sua própria música ou o som de sua própria voz. Agora eu entendo isso. Para criticar algo ao ponto que você, literalmente, não possa mais fazer. Para literalmente enlouquecer com isso”

Após mais de 80 músicas pensadas durante o processo de composição e gravação do segundo disco, Thank You, Happy Birthday, a banda aderiu uma nova politica como meio de poder “elevar o potencial criativo”.

PRODUÇÃO

Melophobia traz de volta a produção de Jay Joyce, que assinou os dois primeiros álbuns dos caras, o que é bom, mas ruim ao mesmo tempo, de acordo com Matthew:

“Trabalhar com Jay, de certa forma, se tornou mais difícil. Quando alguém te conhece, é difícil esconder. Além disso, entre amigos, é difícil ser levado a sério, e é difícil tirar qualquer pessoa séria. Eu estava escrevendo essas canções reflexivas super introspectivas, e a banda queria as coisas com mais energia e entusiasmo”, explica. “Eu tenho realmente a ideia da realidade versus a percepção da realidade. Estive pensando sobre isso: há um imenso empate para enganar. É como se você nunca fosse de falar com alguém e não conseguisse que eles dissessem, até você rir. As pessoas estão sempre construindo muros ou barreiras, e pintando quadros de nós mesmos. Eu acho que Dave Chapelle disse que: quando você conhece alguém, você vai se encontrar com seu representante “

Cage The Elephant fala sobre inspiração para novo disco, Melophobia

COMPOSIÇÕES

Sobre as composições, Schultz diz que se perguntava “como eu podia ser honesto e dizer alguma coisa poética, sem que fosse poética”. Foi quando seu amigo Tiger Merritt, disse para escrever à maneira como se fala. E foi o que ele fez.

“As coisas ficaram muito profundas rapidamente”, acrescentou Shultz. “Quando eu estava entrevistando as pessoas, e elas realmente me deixavam entrar, eu encontrei este tipo de paradoxo. Foi estranho, porque há uma espécie de dois mundos lutando: a verdade absoluta e essa outra coisa, onde as pessoas estão criando personagens “

Nessa fase, Schultz precisou encontrar um ponto de equilíbrio entre seus escritos existenciais e as intenções mais dispersas do restante da banda.

“Tornou-se um jogo de justapor e misturar os pólos opostos. Queríamos ver como poderíamos levar esses espectros ímpares e casá-los de forma coesa. E meio que se tornou um jogo de como fazê-lo funcionar. O objetivo é se mover em qualquer direção para que pudéssemos manter isso no futuro. As pessoas sempre falaram sobre Bob Dylan encontrar buracos na música, e eu queria fazer isso. Para encontrar os buracos na música e preenchê-lo com coisas que não estavam ouvindo.”

INSPIRAÇÕES: BOWIE E EDM

A inspiração para os furos de enchimento vieram de duas influências aparentemente díspares: David Bowie (“ele empurrou a tecnologia para os mais distantes, mas ainda mantém a saudade de manter as coisas realmente grandes e quentes”), e arcos pronunciados de EDM e garage rock. Mas, sem referências diretas a Thin White Duke, Deadmau5, ou Ty Segall.

“Em seguida, na outra extremidade do espectro, há essa purista do indie e garage rock, que foi inspirado por coisas como Velvet Underground e outras bandas dos anos 60. Então, o que nós queríamos é termos lucidez e arrogância, mas abertos como a EDM “.

Shultz admite que sua busca por algumas verdades musicais maiores criou um pedágio sobre a banda. Ele conta que ao longo do caminho foi preciso celebrar os menores acontecimentos e pequenas vitórias, uma prova de que todo o estresse e as dificuldades só tinham ajudado a superar as fraquezas. E o lado bom, acabou sendo menos traumática do que a cirurgia nasal de Shultz.

Fonte: Consequence Of Sound


OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!