TMDQA Entrevista: Patrick Stump, do Fall Out Boy

TMDQA! – Antes do lançamento de Save Rock and Roll, você disse que esperava muitas críticas por causa do nome do álbum. Agora que o álbum saiu, como você tem recebido essas críticas?

Patrick Stump – É, realmente houve muitas críticas, mas a maioria das pessoas com quem conversamos entendeu o que queríamos dizer. O rock tem uma história de mais de 50 anos a esta altura, e nem sempre soou da mesma forma, sempre reuniu muitas ideias diferentes. Algumas pessoas dizem: “[a música do Fall Out Boy] é pop”, mas a música pop sempre fez grande parte do rock n’roll, então… (risos).

TMDQA! – E não é como se vocês estivessem literalmente tentando salvar o rock n’ roll, até porque o álbum não soa como rock tradicional e há referências a diversos gêneros musicais.

Patrick Stump – Pois é. Tivemos muitas grandes bandas de rock ao longo do tempo, mas eu acho que um dos maiores problemas é quando o rock para de se comunicar com outros estilos de música. O Iggy Pop já deu entrevistas dizendo que queria ser o John Coltrane. Os Rolling Stones sempre foram influenciados por soul e R&B, e antes de entrar na banda o [guitarrista] Ron Wood, quando ainda era do Faces com o Rod Stewart, tocava em grupos de jazz e de fusion. Então eu acho que o “seu” rock n’ roll fica mais forte quando você faz coisas fora do rock n’ roll. Parte do que queremos dizer [com o nome do álbum] é que gostaríamos que as pessoas prestassem mais atenção no que tem acontecido musicalmente além do rock n’roll. Para que as pessoas não fiquem obcecadas por um único estilo e fiquem ouvindo o mesmo disco várias e várias vezes.

TMDQA! – Save Rock and Roll é um disco grandioso, e mesmo as baladas soam como canções ideais para grandes arenas e estádios. Foi algo intencional durante o processo de composição do álbum?

Patrick Stump – Nós fizemos isso de propósito, mas ao mesmo tempo simplesmente aconteceu assim. [O produtor] Butch Walker tem uma maneira muito especial de pegar sons pequenos e deixá-los gigantes. Nos álbuns anteriores eu às vezes ouvia um take de vocal isolado, pensava que estava tudo quieto demais e gravava mais vinte vocais (risos). Mas o Butch tem uma forma de fazer com que os vocais soem bons o suficientes com uma única linha de voz. Queríamos fazer um álbum simples, e o Butch tem uma forma de fazer coisas simples soarem grandiosas.

TMDQA! – Ao contrário do que normalmente acontece, o lançamento de Save Rock and Roll foi adiantado em algumas semanas. Por que isso aconteceu, e como você se sentiu em relação a isso?

Patrick Stump – Cara, foi incrível ter o lançamento antecipado. Hoje em dia as gravadoras arriscam tanto para lançar um disco – às vezes os álbuns nem saem! Muitas bandas ficam “na geladeira”, com álbuns que nunca são lançados ou que são adiados indefinidamente. E estou acostumado a ver esse tipo de coisa na indústria fotográfica, então foi demais receber um telefonema da gravadora perguntando se gostaríamos de antecipar o lançamento, como se dissessem: “estamos muito animados com o seu novo álbum!” (risos). Foi demais, foi a melhor coisa que nos podia acontecer.

TMDQA! – Mas como já é costume, o álbum acabou vazando na internet alguns dias antes do lançamento. Como você vê essa questão do download ilegal?

Patrick Stump – Eu acho que dá para entender o download. Muita gente na indústria fotográfica subestima a experiência que os ouvintes têm com a música que eles baixam, como se o fato de aquela música ter sido baixada e não comprada diminuísse o valor da música em si. Então como músico e fã, eu acredito que o download ajuda. Ajuda-me a decidir o que vou comprar, por exemplo. E eu compro muitos discos.

(Continua na página 3)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!