Apresentação do Porto Musical 2013 por Christine Semba (Womex) e Melina Hickson (Fina Produção)
(Fotos por Beto Figueroa/Porto Musical)

O Porto Musical 2013 começou. Nos próximos três dias, os teatros Hermilo Borba Filho e Apolo e a Praça do Arsenal da Marinha vão receber, respectivamente, conferências e showcases de diversos profissionais, bandas e músicos de todo o mundo. Todos com o intuito de contribuir com o objetivo da convenção: estimular a criação de redes de profissionais, trocar conhecimentos, fazer contatos e gerar negócios.

Ontem, 30 de Janeiro, deu-se o início. A noite de abertura aconteceu nos dois teatros e começou mostrando como os próximos dias serão: de muita conversa, muitos encontros e reencontros de novos e antigos amigos, troca de contatos e experiências e, quem sabe, o início de alguma relação de negócio já no primeiro dia.

Já dentro do palco do Hermilo, Tulio Villaça, do BNDES, falou sobre a importância do Porto Musical e do orgulho que o banco tem de ser muito mais um parceiro do que um patrocinador. Segundo Villaça, uma das coisas que a convenção faz é justamente o que BNDES tem como objetivo: promover a cultura de um local e receber retorno de marca e financeiro.

Em seguida,  Christine Semba (Womex) e Melina Hickson (Fina Produção) fizeram a apresentação da edição 2013 do evento, dando um panorama geral de como os próximos três dias serão.

Zé Manoel na abertura do Porto Musical 2013

E completando a noite, o músico Zé Manoel fez o primeiro showcase do Porto Musical. Entre valsas e sambas e inspirações em Chico Buarque e Dorival Caymmi, Zé fez uma bela apresentação para os presentes no local.

Som e luz estavam perfeitos para o local, que só não foi perfeito como um todo pois em alguns dos sambas do músico o público arriscava se balançar sentado mesmo ou apenas mexer as pernas, quem estava em pé, mas aplaudiram da mesma forma a cada último acorde das canções.

O repertório contou com boa parte de sua discografia, composta pelos EP e álbum de nome Manoel, de 2009 e 2012, respectivamente. Destaques para “Dizem – Quem Não Chora Não Mama”, “O Pintor de Retratos”, “Samba Tem”, “Deixa Partir” e “Valsa da Ilusão”, essa última com o músico sozinho no palco, criando um clima ainda mais intimista.

A programação do Porto Musical 2013 pode ser conferida no site oficial do evento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!