Resenha e fotos: Soundgarden em Londres (09/11/12)

Texto e fotos por Thanira Rates

Depois de 12 anos parada, a banda Soundgarden, que retorna aos palcos na turnê de lançamento do álbum King Animal, foi a primeira a tocar no Shepherd’s Bush Empire, a 18 anos atras. Como o vocalista Chris Cornell revelou, o local, que ele não lembrava que era tão grande, continuava tão novo e com cheiro de tinta como quando eles tocaram pela primeira vez: Eles ainda estavam terminando a construção quando a gente apareceu para o soundcheck. Lembro que realmente havia gostado muito do edifício, e nós estávamos no auge do sucesso.

Resenha e fotos: Soundgarden em Londres (09/11/12)

O show comecou com o novo single da banda, “Been Away Too Long“, com Cornell tocando guitarra. Logo depois, em “Spoonman“, o músico ficou “batucando” a mesma enquanto o público cantava junto.
A apresentação da banda, até então, não foi das mais calorosas, como se fosse um show privado na sala de alguém, mas não porque não estavam gostando, e sim pela plateia ter sido composta em suma por fãs de longa data e que estavam mais prestando atenção nas novas músicas e discursos do vocalista.

Faixas do novo álbum, lados B e hits como “Fell on Black Days“, “Rusty Cage” e “Black Hole Sun” foram incluídas no repertório, porém, o mesmo não ocorreu com “Jesus Christ Pose” e por isso ouvia-se, entre uma música e outra, os fãs gritando para a banda tocá-la.

Resenha e fotos: Soundgarden em Londres (09/11/12)

Outshined” foi o ápice do show, onde os fãs faziam backing vocal para Cornell enquanto ele mostrava que, depois de tanto anos de carreira, ainda consegue ser afinado e seu timbre vocal continua o mesmo como no começo de sua carreira.
O baterista Matt Cameron e o baixista Ben Shepard ajudaram nos backing vocals de várias músicas, mas os efeitos de reverb e delay colocados no vocal de Cornell em todas as músicas apagavam qualquer tentativa de intervalos harmônicos dos backings dos companheiros de banda.

O vocalista também falou de sua emoção sobre o lançamento do álbum e que eles estavam mais entrosados do que nunca depois de quase 28 anos de carreira. O frontman, inclusive, comentou que ficou surpreso quando os bilhetes para a apresentação foram colocados à venda, em Outubro, e esgotados em apenas 10 minutos. Ele contou que o público britânico já havia enviado “cartas de ódio” à banda por colocar o show em um local com pouca capacidade de público. Ele completou: “Uau! Não sabia que os ingleses gostavam tanto da gente!”

Resenha e fotos: Soundgarden em Londres (09/11/12)

Setlist:

01. “Been Away Too Long”
02. “My Wave”
03. “Spoonman”
04. “Let Me Drown”
05. “Room a Thousand Years Wide”
06. “Flower”
07. “Hunted Down”
08. “Drawing Flies”
09. “Incessant Mace”
10. “Blow Up the”
11. “Outside World”
12. “Fell on Black Days”
13. “Loud Love”
14. “Black Saturday”
15. “Eyelid’s Mouth”
16. “Taree”
17. “Rusty Cage”
18. “Outshined”
19. “Attrition”
20. “Rowing”
-Bis-
21. “Worse Dreams”
22. “The Day I Tried to Live”
23. “Black Hole Sun”
24. “Slaves & Bulldozers”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!