Ganhos de Artistas com vendas de Discos

Ganhos de Artistas com vendas de Discos

É, não está fácil ser artista.

Através do infográfico acima o site Digital Music News mostrou a quantidade de CDs, LPs, downloads e streamings que uma banda precisa vender para alcançar o salário mínimo dos Estados Unidos, que hoje está em 1.160 dólares (quase igual aqui no Brasil).

Você pode olhar as informações completas logo acima, mas no resumo abaixo você já tem ideia de quantas cópias os artistas precisam vender hoje em dia para atingir essa quantia. Lembre-se que esse valor deve ser dividido entre os integrantes das bandas, pagar os custos, etc, etc.

  • LP prensado de forma independente – 149 cópias
  • Download lançado de forma independente – 171 cópias
  • CD lançado de forma independente – 268 cópias
  • Download de MP3 de forma independente – 1.706 cópias
  • CD em uma grande gravadora – 2.320 cópias
  • Download de MP3 em uma grande gravadora – 14.500 cópias
  • Ringtone em uma grande gravadora – 23.200 cópias
  • Stream no Rhapsody de forma independente – 127.427 plays por mês
  • Stream no Spotify de forma independente – 232.000 plays por mês

A próxima vez que seu artista preferido der alguma declaração dizendo que faz música por amor, acredite! E quando você gostar muito de um disco, compre. Só vai fazer bem à banda.

Antes vistas como grandes vilãs da história, as grandes gravadoras também estão lutando para trabalhar em um novo modelo de mercado (mais democrático, mas nem por isso necessariamente justo), criado pelos consumidores e principalmente pela Internet.

Com números assim, fica mais fácil entender porque as bandas têm excursionado tanto e por tantos mercados diferentes, como é o caso do Brasil, que nunca recebeu tantos shows internacionais e festivais por aqui.

Recentemente o guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, deu uma declaração nesse sentido dizendo que a banda não pode parar de tocar pois eles não recebem royalties o suficiente.

Nesse link aqui você pode ver outro infográfico que mostra como a Internet abalou a indústria da música ao longo do tempo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!