Entrevista com Bianca Jhordão

Entrevista com Bianca Jhordão

Sabe aquela pessoa que você chama com todo carinho de “sualinda!”? Essa é a Bianca Jhordão. Carioca, guitarrista e vocalista da banda Leela, é o tipo de pessoa que parece que não para nunca.

Além de subir aos palcos com o Leela, que está em produção do seu terceiro álbum, Bianca também tem um longo caso de amor com a comunicação. É apresentadora diária do “Combo: Fala + joga” (programa onde o convidado bate um papo descontraído enquanto joga videogame) no canal PlayTV.

Outro projeto bacana da Bianca, e que vale a pena citar, é o “Dreamusic”: plataforma digital que oferece consultoria de músicos e produtores a novos artistas de todo o Brasil. Ou seja, se você tem uma banda e quer que profissionais deem opiniões sinceras sobre o seu som a hora é agora. Você inclusive pode ser criticado (ou não) pela Bianca. Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:

Grávida do seu primeiro filho Théo, ela garante que tem mais vinis que amigos, e se prepara para a chegada do nenê ouvindo a trilha sonora de A Pantera Cor de Rosa. Filha de pais apaixonados por vinil, o gosto por eles é quase genético. Abaixo você confere o que ela acha da volta deles e o que tem ouvido ultimamente, aproveite!

TMDQA!: Qual o disco de vinil mais importante da sua coleção?
Bianca: Henry Mancini – “The Pink Panther”. Sou muito fã da trilha sonora desse filme clássico [A Pantera cor de Rosa], é um disco que pode ser ouvido a qualquer momento.

TMDQA!: O que você acha da volta dos discos de vinil?
Bianca: Todo processo que envolve a audição de um vinil: Escolher o álbum, tirar o disco do encarte, colocar na vitrola, ligar o som, colocar a agulha no vinil, depois mudar o lado fazem com que se dê mais atenção a musica e, muitas vezes, tenha uma relação mais profunda com ela. Além do encarte e da valorização das artes que são incomparáveis no formato LP.

Comecei a ouvir música em vinil desde muito pequena, meu pai tem uma enorme coleção de vinis de música clássica, francesa, italiana, ópera e dos primórdios do Rock’n’roll como Chuck Berry, Little Richards e minha mãe tinha vinis de Elvis e Beatles, além de muitas trilhas sonoras bacanas de filmes que eu adorava ouvir.

Há alguns anos, quando fazia aulas de teatro com a atriz Camilla Amado, peguei alguns vinis emprestados de sua coleção como Edith Piaf e um raro de Carlos Drummond de Andrade recitando seus poemas, lindo! Recentemente escutei álbuns de Miles Davis em vinil e fiquei com saudades de retomar o hábito.

TMDQA!: Qual foi seu primeiro disco (vinil/CD)?
Bianca: Meu primeiro vinil foi o Lança Perfume, da Rita Lee,  que ganhei de minha mãe quando era pequena.  E meu primeiro CD foi o Nevermind, do Nirvana, que meu pai trouxe da Alemanha logo que foi lançado, em 1991.

TMDQA!: Que bandas tem ouvido ultimamente?
Bianca: Ultimamente tenho ouvido uma playlist especial que fiz para o nascimento do Theo, meu primeiro bebê, que ainda está aqui na barriga.

Na lista tem Vivaldi, Beatles, Pixies, Nirvana, Bob Marley, Hendrix, The Cure, Os Mutantes, Roy Orbison, Pink Floyd, Arcade Fire, Blur, PJ Harvey, Who, Louis Armstrong, e por aí vai…

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos?
Bianca: Sim! Colegas eu tenho vários, mas aqueles amigos que podemos contar a qualquer hora, são poucos. Já os discos são incontáveis…

Ouça abaixo Leela – “Pequenas Caixas”:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!