Sugar Kane - Fuck The Emo Kids

Sugar Kane - Fuck The Emo Kids

O Sugar Kane está lançando um EP chamado Fuck The Emo Kids, através da Laja Records, e nós fizemos uma entrevista com Capilé, vocalista da banda, para sabermos como surgiu a ideia para um novo estilo de som, o convite da Laja, e muito mais, incluindo pergunta de vocês, leitores.

Confira logo abaixo.

TMDQA!: Como surgiu a ideia de lançar o EP “Fuck The Emo Kids” pela Laja Records?
Capilé:  Surgiu pelo Mozine, que me perguntou se era afim de lançar um 7″ pela Laja, na pegada do Fuck The Kids do NOFX, claro que aceitamos na hora.

TMDQA!: As músicas presentes no EP são claramente uma ode ao hardcore dos anos 80. Já faz tempo que vocês decidiram gravar algo no estilo? Essas músicas já estavam prontas antes do EP?
Capilé: Essas músicas já estavam sendo compostas quando rolou a proposta, mas nem todas as letras e melodias. Dai foi questão de adaptação pro conceito do disco, muito da sonoridade é resultado da produção do Chuck, que conseguiu captar a mensagem e deixar o Sugar Kane mais punk mesmo. Mas acho que ao mesmo tempo ta rolando uma mudança natural no nosso som, como estamos ficando velhos, estamos chegando a versão mais crua do nosso som, buscando nossas raízes.

TMDQA!: Vocês ainda acham que a cena de bandas e fãs de “emo”, aquele dos anos 2000, estão presentes no rock? Muita gente vai ficar ofendida com o título do EP?
Capilé: Foi uma brincadeira, em nenhum momento estávamos levando muito a sério esse nome. Acho que acabou ficando mais um marco, sobre o fim de uma fase, onde todos envolvidos no rock na época, tiveram que responder a pergunta “vocês são emo?” nossa resposta a essa “era” é Fuck the emo kids. Se alguém se ofender, acontece, não era nossa intenção magoar sentimentos de alguém tão sensível, só não vale chorar.

TMDQA!: O clipe de “Rock Falido” é uma homenagem ao de “TV Party” do Black Flag, em VHS, espetacular. Como vocês pensaram em fazer o vídeo e quanto tempo levou para gravá-lo? Aonde foram feitas as imagens?
Capilé: A ideia veio do director do clipe, Daniel Ferro. Um dia numa conversa pelo Facebook, falei pra ele que era afim que ele dirigisse um clipe do novo EP, expliquei o conceito e ele entrou no clima na hora, veio com essa ideia de fazer uma remake do Black Flag. Quando ele me falou sobre a ideia, me veio na mente o som Rock Falido, que tinha tudo a ver com o conceito do Black Flag. Filmamos bem rápido, acho que foram só 25 minutos de material bruto. A locação ajudou muito, foi filmado no Luar Rock Bar, casa clássica do underground da capital paulista. O resultado nos agradou muito, e com certeza se tornou um dos nossos clipes preferidos.

TMDQA!: Esse é o primeiro disco do Sugar Kane que sai em vinil, certo? A banda não pensa em relançar discos antigos em versões especiais ou os próximos nesse formato?
Capilé: Pretendemos sim, mas ainda precisamos nos organizar, temos hoje em dia o direito de todos nossos discos, mas esse ano sai DVD ao vivo e CD novo, depois disso pensaremos o que fazer a respeito dos discos antigos. O Continuidade [Continuidade Da Máquina] faz 10 anos em 2013, quem sabe ele sai em bolacha especial.

TMDQA!: Vocês são fãs dos discos de vinil? Quais são os 3 discos de vinil mais importantes em sua coleção?
Capilé: Na minha: Police – Outlandos D’amour, Beatles – Rubber Soul(Original de 65) e Foo Fighters – Wasting Light.

Perguntas dos Leitores

Felipe Mendonça:   Eu acho o DEMO o melhor cd da banda, mostra um Sugar Kane mais experimental, porém não menos rock do que nos outros. Eu acompanho os shows da banda e percebo que poucas músicas desse cd entram no repertório do show, ou às vezes nenhuma. Gostaria de saber por que e se eles pretendem colocar algumas músicas desse cd na gravação de DVD desse ano.
Capilé: O Demo pra mim é um disco estranho, acho que as músicas são legais, mas está tudo meio perdido ali, tentamos ser todos nossos projetos musicais dentro de um cd só, sendo que poderíamos ter feito umas 3 bandas diferentes com as músicas que tínhamos na época. Tem músicas que saíram bem legais, como “Divinorum“, “Tudo que eu Falo”, “Elementar II”, “Dois Lugares”… Mas nem todas se encaixam com o show do Sugar Kane, acredito que um dia possamos rever tudo que fizemos, mas no momento estamos mais focados no material novo que estamos compondo, e nos shows tocamos um mix de todos os tempos, sem priorizar muito nenhum disco.

Ítalo Matos: Haverá participações especiais no dvd gravado em Fortaleza? Mozine ou Chuck, talvez?
Capilé: Sim, mas não deles. Como é um DVD comemorativo dos 15 anos do SK, quem vai participar são dois ex-integrantes da banda, o Vini e o Renê.

Evandro Martins: Dos 4 atuais integrantes da Sugar Kane, apenas o Capilé é original da primeira formação, porém, como os outros, integra um time de músicos que se mantem na cena Punk Rock/ Hard Core a muito tempo (Rick – Level Nine, Pindé –  Square, Flávio – Aditive, Capilé – Dead Fish). Eu gostaria de saber qual  foi a fase mais difícil na jornada de cada um.
Capilé: Fase difícil pra mim, foi quando lançamos o disco Elementar, eu era muito imaturo e não sabia catalisar muito bem o que estava rolando, não acreditamos no disco, a água bateu na bunda e paramos. Parar é uma merda, não quero mais, mas foi vital pro SK, sofreu mudanças e continuou vivo sem perder sua essência.

Evandro Martins: Capilé, quando o Gaba vai trazer o Lady Sinatra pro Brasil???
Capilé: Quando aquele puto tirar o Green Card, já estamos planejando uma tour deles aqui com o SK, vai rolar, mas acho que só em 2013.

Barbara Luise: Por que a decisão de lançar o EP, Fuck the Emo Kids, também em vinil e como está  sendo a repercurssão?
Capilé: Esta sendo bem boa, EP não é disco, a resposta é menor, mas a galera curtiu e deu um gás na banda pro começo de 2012. A gente tá curtindo tocar os sons ao vivo tbm.

Barbara Luise: Ouvi boatos da possível gravação de um DVD em Curitiba ainda esse semestre, caso não seja verídico, quais os planos da banda para esse início de ano?
Capilé: Seria em Curitiba, mas devido a problemas pra viabilizar o show na cidade, decidimos filma-lo em Fortaleza, no Anfiteatro Dragão do Mar, em Maio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!