Resenha: Lançamento do Split

Resenha: Lançamento do Split "Chumbo" em Santos (02/03/12)

Resenha e fotos por: Lupa Charleaux

Uma tour totalmente independente, sempre tem suas dificuldades. Problemas com estabilizadores, dono do clube encerrando as apresentações, pois as bandas “estavam fazendo muito barulho” e etc. Quem compareceu ao show de lançamento do split Chumbo (Bullet Bane, Fire Driven, Plastic Fire e Zander) em Santos pode acompanhar de perto esses perrengues de perto. Mas ao mesmo tempo em que o show teve esses problemas técnicos, não há como negar que o clima de amizade e descontração no Clube Independente.

Zander no Lançamento do Split Chumbo em Santos

Com um pouco de atraso, quem deu inicio a apresentações foi o Zander que fez uma intro instrumental emendada com “Como Arde, Sô!”. E todo mundo levou a sério a frase “a gente vai cantar mais alto que der” e assim foi o clima do show. Muita gente rindo e cantando junto todas as músicas do set que teve “Linha Vermelha” e “Todos os dias“. E como era a noite de lançamento de um split, a versão de “Procrastination” do Fire Driven foi muito bem apresentada ao vivo. Outro momento de destaque foi “Humaitá“, no qual os back vocals eram “feitos” pelo pessoal que sabia a letra de cor. Assim como em “Pegue a Senha e Aguarde“. Com o set reduzido para dar tempo para as outras bandas quarteto ainda tocou “Pólvora“, “Chinatown” e “Battlefield“. A banda encerrou o show com a nada mais justa Até a próxima parada.

Fire Driven no Lançamento do Split Chumbo em Santos

A Fire Driven deu um pouco mais de peso para os shows. A banda grunge de São Paulo fez uma ótima apresentação e começou com “Unreliable Somehow” seguida de “Fractions“. O vocalista Zeek e o guitarrista Cesinha estavam bem agitados durante o show e pareciam bem empolgados. O set-list teve a excelente “Procrastination e “The Coffin. Para alegria de muitos, a banda fez a incrível cover de “Kid Candy do Seaweed. Tiradas do Chumbo, o quarteto apresentou “Make Believe e depois “I Can Take It. Teve a vez da Fire Driven tocar Zander e mostrar a versão mais pesada e em inglês de “Everyday. Para terminar, a banda tocou “Give Me a Gun.

Bullet Bane no Lançamento do Split Chumbo em Santos

O Bullet Bane começou sua apresentação de forma bem caótica (no bom sentido). Muita gente cantando junto com o vocalista Victor e abrindo um bate cabeça. A primeira música do show foi “The Train” e depois “Mind Control“. Durante “Still True“, o som das guitarras e do baixo sumiram: infelizmente o estabilizador tinha queimado. O roadie da tour e alguns fãs tentaram solucionar o problema, mas o show ficou parado aproximadamente meia hora, até trazerem um outro estabilizador.
Na “segunda parte” da apresentação, o clima continuou o mesmo do que antes, ou até mais intensa. Por conta do atraso, o Bullet Bane reduziu algumas músicas do seu set list. Eles apresentaram “Fission And Fusion“, “Gas Chamber“, “Combustion” e por último tocaram “Cyberwar III“.

Todo mundo esperava que o Plastic Fire fechasse a noite, porém foi nessa hora que aconteceu a parte mais chata de todo o show. O dono do Clube Independente pediu para encerrar os shows. Primeiramente, pois já havia passado do horário combinado com os organizadores do show e porque estavam fazendo barulho demais (???).

Mesmo com os membros da Crucial Times, organizadores do evento, tentando convencer a ceder mais meia hora para apresentação, não houve acordo. Os caras do Bullet Bane mal haviam terminado o show, e os responsáveis pelo clube já estavam desligando a aparelhagem do palco, desligando o ar condicionado e ventiladores do local.

É uma grande pena ter acontecido isso durante o lançamento de um split tão importante para a cena Underground do país. Espero que as bandas entendam que foi um fato isolado e possam voltar outras vezes a tocar na Baixada Santista, mas com certeza em outro lugar que não seja o Clube Independente.

Publicado também no site Cena da Baixada.

 

Para saber como foi a estreia da mini-tour, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (1º de março), clique aqui.

Quem perdeu a mini-tour ou compareceu e quer ter aquele momento de nostalgia, uma boa notícia: Hoje (05) e amanhã (06), a partir das 16h, será transmitido ao vivo as apresentações que as quatro bandas farão nos estúdios Trama. Nesta segunda-feira, tocarão Zander e Plastic Fire; já na terça-feira, Bullet Bane e Fire Driven. Para checar, acesse o site TV Trama.

Em tempo, clique aqui e confira a entrevista exclusiva que o TMDQA! fez com as quatro bandas do projeto Chumbo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!