American Hardcore - A História do Punk Rock Americano 1980 - 1986

American Hardcore - A História do Punk Rock Americano 1980 - 1986

American Hardcore - A História do Punk Rock Americano 1980 - 1986

American Hardcore - A História do Punk Rock Americano 1980 - 1986 American Hardcore - A História do Punk Rock Americano 1980 - 1986

Se você é fã de música sabe que estilos musicais e os chamados “gêneros” estão aí desde o começo dos tempos para categorizar bandas, sons e movimentos. Na maioria das vezes utilizados apenas para saber em qual prateleira (ou pasta do iPod) colocar certa banda, às vezes os estilos e seus nomes trazem mais valor agregado do que isso. E é o caso do Hardcore.

O estilo surgiu no começo dos anos 80 após o estouro do Punk e não limitou-se a definir um novo tipo de som, que era agressivo e cheio de testosterona, mas também refletiu a realidade da sociedade norte-americana da época e tornou-se estilo de vida para uma legião de jovens que não gostavam do que estavam vendo em seus lares e vizinhanças.

E é justamente sobre isso que se trata o documentário American Hardcore, lançado no Brasil via Ideal Records.

Dirigido por Paul Rachman, o filme compreende o período mais crucial do estilo, que englobou os anos entre 1980 e 1986 e mostra, através de depoimentos de quem estava lá, como o movimento surgiu, se desenvolveu, se espalhou pelos Estados Unidos e eventualmente perdeu o fôlego.

Em American Hardcore fica fácil entender como os jovens norte-americanos estavam de saco cheio de seu governo e suas políticas e sentiam uma vontade imensa de dizer: “Foda-se, eu não vou jogar seu jogo”. Através de guitarras, baixo, bateria e um microfone, eles tinham finalmente uma válvula de escape para fazê-lo e acabaram marcando seus nomes na História.

Logo o movimento que se originou na Costa Oeste do país se espalhou para a Costa Leste, ganhou nomes no Meio-Oeste e chegou até mesmo ao Canadá, e uma verdadeira rede underground de bandas com algo a dizer foi estabelecida para que o país todo soubesse.

Testemunhos de gente como Keith Morris e Greg Hetson (Circle Jerks), Ian McKaye e Brian Baker (Minor Threat), Henry Rollins e Greg Ginn (Black Flag), H.R., Dr. Know e Darryl Jennifer (Bad Brains) e Vinnie Stigma (Agnostic Front) te colocam no centro dos acontecimentos com a vantagem de que não há risco de levar uma porrada na cara, como era normal nos shows da época.

Mesmo que não esteja ligado ao movimento Punk, todo fã de rock vai aproveitar o documentário, já que fica claro o senso de organização, união, espírito faça-você-mesmo e dedicação que esses caras tinham por pura e simplesmente expressar suas ideias ao mundo.

O Hardcore influenciou milhares de bandas de punk, metal e rock alternativo e criou dezenas de sub-gêneros ao longo do tempo, e em American Hardcore é possível entender como, onde e quando tudo começou.

American Hardcore

Não perca tempo e garanta já a sua cópia na IdealShop clicando aqui, onde ao colocar o DVD em sua compra, o frete dela toda fica grátis!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!