Casuarina Capa

Casuarina Capa

Em 2001 se formou um grupo musical interessantíssimo na cidade do Rio de Janeiro. O Casuarina, 5 caras que resolveram se unir para compor e tocar samba e choro de qualidade! Em 2005 lançaram seu primeiro álbum auto-intitulado, arrebentou em 2007 com o lançamento de seu inspirado segundo álbum, “Certidão“, lançou um ótimo álbum ao vivo em 2009 chamado “Mtv Apresenta” onde resgatou várias obras de arte do Samba nacional trazendo aos palcos verdadeiros ícones do estilo. Em 2011 os caras finalmente lançaram seu novo álbum de inéditas, “Trilhos/Terra Firme“.

Dividindo as composições da músicas do álbum e recebendo alguns convidados, o Casuarina imprime novamente a qualidade de sua música, Samba de altíssimo nível, músicas que agradarão aos fans do estilo, mas, ao meu ver, ainda não conseguiu superar o seu “Dark Side Of The Moon“, o “Certidão“.

Pra quem não sabe, um dos vocalistas da banda é filho de nada-mais-nada-menos Lenine, um dos músicos mais interessantes, importantes, admirados no exterior e criativos do Brasil nesse momento. Aparentemente a veia musical e a capacidade criativa para compor realmente acabou sendo passado junto com o DNA!

Alguns pontos fortes do álbum estão em “Terra Firme” e “Pequenino“, a dobradinha que abre o disco já deixando os queixos caídos. E o grupo segue em 14 músicas que são pura arte.

Leia um segmento da letra da música “Murmúrio“:

Hoje só quero o murmúrio do canto da noite que vem me embalar
Quero escutar a saudade que tem tanta coisa pra me revelar
Lembrar que te amei muito mais do que é permitido em uma ilusão
E preencher o vazio com tudo que dita o meu coração”

Sim, as letras são outro ponto forte do Grupo. Letras de amor, bem escritas e poéticas, coisas raras no “samba” que costumamos ouvir pela mídia da atualidade.

Juntamente com o álbum “Ori” de Douglas Germano, “Trilhos/Terra Firme” é com certeza uma das melhores coisas que eu ouvi produzidas em território brasileiro em 2011.

A arte gráfica traz uma capa e contra-capa muito bonitos, em uma caixa digipack, padrão adotado pelo Casuarina desde seu primeiro álbum. Todos os álbuns da banda possuem trabalhos gráficos inspirados.

O encarte contém todas as letras e todos os detalhes técnicos de produção (coisa que adoro ler nos encartes), mas visualmente é bem simples, com a predominância do branco.

Indico fortemente, comprem sem medo!

Casuarina Contra capaCasuarina CD

Casuarina Encarte 01Casuarina Encarte 02

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!