Coldplay - Mylo Xyloto

Coldplay - Mylo Xyloto

Resenha por João Mateus, do O Musicófilo

Mylo Xyloto é o quinto álbum da banda inglesa Coldplay e sucede o aclamado por público e crítica Viva La Vida Or Death And All His Friends de 2008.

Se em Viva La Vida… a turnê criava um conceito para disco, agora em Mylo Xyloto Chris Martin e companhia resolveram ter o conceito dando norte ao álbum. Segundo o vocalista do grupo, este disco é baseado em uma história de amor com final feliz vivida por dois personagens: Mylo e Xyloto.

O álbum deixa claro logo na primeira audição que este é um Coldplay mais animado, mais “pra cima” que o dos discos anteriores (principalmente se comparado aos primeiros trabalhos do grupo) e a forte influência exercida pelo músico/compositor/produtor Brian Eno com suas atmosferas sonoras criadas por sintetizadores no processo de composição e gravação do álbum.

A faixa título resume em seus 43 segundos qual é o clima do disco e serve como introdução para a animada e pronta para os estádios “Hurts Like Heaven” com seu arranjo elaborado com precisão cirúrgica, onde cada elemento sonoro tem sua importância e significado, característica dos discos produzidos por Brian Eno.

Em seguida o segundo single do álbum, “Paradise”, inicia com sua bela introdução composta por cordas e teclados e abre caminho para uma das melhores músicas do disco, equilibrando de forma magistral partes pomposas, cheias de instrumentos e partes simples contando apenas com o básico, além de um dos refrões mais grudentos já criados pela banda.

“Charlie Brown” segue a animação das faixas anteriores com sua frase instrumental que acaba sendo a caracterísca da música e servindo perfeitamente como refrão acompanhada do tradicional coro “whouooo” que certamente será cantado nos shows desta nova turnê. “Us Against The World” lembra os primeiros discos do Coldplay, sendo uma das músicas com um dos arranjos mais simples e extramemente bonitos do disco.

“Every Teardrop Is A Waterfall”, primeiro single do álbum, é introduzida pela pequena faixa instrumental “M.M.I.X.” e tem um ritmo característico que norteia toda música junto com um ótimo riff de guitarra, provavelmente esta faixa será remixada e tocada nas pistas de dança de todo mundo. “Princess Of China” tem a participação especial de Rihanna mas deixa a desejar, estaria melhor em um disco da cantora do que em um disco do grupo.

Mylo Xyloto vai dar continuidade à ascensão do Coldplay ao Olimpo da música mundial e quem sabe fará com que as comparações feitas pela crítica sejam de “o Coldplay seguindo os passos de bandas grandes como o U2” ao invés de “o Coldplay quer ser o U2”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!