Ramones Tribute - We're A Happy Family

Red Hot Chili Peppers toca Ramones

Ramones Tribute - We're A Happy Family

No dia 11 de Fevereiro de 2003 (também conhecido como meu aniversário), foi lançado via Columbia Records um tributo a uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos, o Ramones.

Recheado com grandes nomes como Metallica, Green Day, Eddie Vedder, KISS, The Offspring e Rancid, o disco foi co-produzido por Johnny Ramone (que morreria apenas um ano depois) e Rob Zombie, que também foi responsável pela arte da capa do disco.

O escritor Stephen King foi quem escreveu os famosos “liner notes” no encarte para mostrar ao mundo seu amor pela banda e também apresentá-la (se é que isso era preciso) a quem estava ouvindo a coletânea.

Reza a lenda que Johnny Ramone pediu para que cada uma das bandas transformasse as músicas escolhidas em sons próprios, e também que ele adorou tanto a cover feita pelo Red Hot Chili Peppers que a escolheu para abrir a coletânea.

A faixa escolhida pelo RHCP foi “Havana Affair”, que definitivamente ganhou uma roupagem totalmente diferente da versão original, com a melodia característica das faixas mais calmas dos Peppers, backing vocals marcantes e, pra variar, ótima linha de baixo.

Além de sair na coletânea, a faixa também foi lançada em uma versão digital do disco de estúdio dos caras “Stadium Arcadium” , mas por algum motivo acabou sendo retirada do iTunes, onde estava.

Recentemente, nas comemorações do Record Store Day 2011, foi lançado um compacto em disco de vinil vermelho com a versão original da música de um lado e a cover do outro, como parte da série Side By Side.

Red Hot Chili Peppers e Ramones - Side By Side

Ramones - Ramones

A versão original da música está no disco de estreia do Ramones, auto-intitulado e lançado em 1976 via Sire Records, com um custo de gravação de pouco mais de 6 mil dólares.

Altamente influente e elogiado por público e crítica, o disco chegou a receber nota máxima em resenha da revista Rolling Stone e além de “Havana Affair” ainda tem um dos maiores hits da história da banda, a energética “Blitzkrieg Bop” e mais uma série de sons clássicos dos caras como “I Wanna Be Your Boyfriend”, “Beat On The Brat”, “Judy Is A Punk” e “Today Your Love, Tomorrow The World”.

Presente no lado B do LP original, “Havana Affair” é Ramones puro, com aproximadamente 2 minutos, alguns acordes e a famosa técnica de gravar uma versão mais lenta no disco de estúdio e simplesmente massacrar os instrumentos ao vivo tocando 3 vezes mais rápido.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!