Raimundos no Lupaluna 2011

Raimundos no Lupaluna 2011

Fotos por Leandro Moraes

O Raimundos é sem dúvida alguma um dos nomes mais importantes da história do rock brasileiro.
Os caras tocavam música pesada, sem pudor algum nas letras e ainda assim foram o principal nome do mainstream brasileiro durante muito tempo, tendo sido responsável pela formação musical de muita gente, incluindo este que vos escreve.

Após a saída de Rodolfo, já há algum tempo, a banda consolidou a formação com Digão nos vocais e guitarra, Canisso no baixo, Marquim e Caio, e tem levado cada vez mais pessoas aos seus shows Brasil afora, todos marcados no melhor esquema de banda independente.

Prestes a lançar um DVD ao vivo chamado “Roda Viva”, Digão conversou com a gente a respeito desse lançamento, da indústria musical, seu relacionamento com os antigos membros da banda e muito mais.

Você já pode encontrar o DVD em pré-venda na Saraiva clicando aqui.

Aproveite!

TMDQA!: Com o lançamento de “Jaws”, o podcast em primeiro lugar no iTunes e o sucesso da gravação do DVD, ficou claro que o que o Raimundos está retomando o destaque no cenário musical. O lançamento de um tão aguardado novo CD é iminente. A questão é, o Raimundos pretende resgatar um pouco do estilo “Forróck” com triângulos como em Marujo e músicas do Zenilton ou passará a seguir a linhagem mais pesada de “Jaws” nas novas músicas que virão?
Digão: Fica difícil eu te dizer que linha seguiremos, vai ser na hora que a gente parar pra compor. Mas gosto muito das duas linhagens, quem sabe não fazemos as duas e mais algumas!? O Raimundos é sem limites.

TMDQA!: Em dezembro de 2010 vocês gravaram um DVD em São Paulo durante um show lotado de fãs da banda de todas as gerações. Quando o DVD será lançado e o que podemos esperar desse material? Ele será lançado de forma independente?
Digão: Será lançado agora no final de maio, começo de junho. Estamos com a ST2 que é uma distribuidora e meio gravadora, mas o DVD foi todo feito por nós e parceiros.

TMDQA!: Como funciona a mecânica de ter tantas mídias ao mesmo tempo, como o podcast o site e o twitter e ainda correr atrás de seus shows, lidar com produtores e ter o dia-a-dia suado de uma banda independente?
Digão: Chegou num ponto que não deu mais pra mim, foi quando chamei o Denis Porto (Produtor do DVD) que é meu amigo pessoal pra produzir o Roda Viva (Nome do DVD), e de quebra ele e uns amigos do fã-clube fizeram toda essa “teia” virtual! Eu fiquei só com os shows, mas também estarei deixando em breve o contato direto com produtores pra que o nosso escritório faça essa parte, eu ficarei só com o “sim” ou “não”.

TMDQA!: Viver de música, especificamente rock, no Brasil hoje é uma real possibilidade ou todos que estão nesse ramo acabam tendo que se desdobrar em muitos outros trabalhos, sendo a banda apenas um desses?
Digão: É, no país do samba e futebol, os roqueiros tem que sambar e driblar as dificuldades de fazer rock no Brasil, com o fim do mercado fonográfico piorou mais ainda a situação. Temos nos saído muito bem pra uma banda que ficou fora da mídia tanto tempo.

Raimundos no Lupaluna 2011

TMDQA!: Vocês pensam em assinar com uma gravadora novamente ou isso é algo que nem está na cabeça do Raimundos e se vier, será naturalmente?
Digão: Assinamos com a ST2 que é uma distribuidora, mas que faz algumas vezes de gravadora também, estamos muito bem assessorados. As antigas gravadoras me assustam, pois insistem em alimentar o gigante monstro que criaram nos tempos áureos da indústria.

TMDQA!: Qual a opinião da banda sobre o cenário musical brasileiro ultimamente? Quer dizer, há alguns anos o ápice eram músicas do Planet Hemp e Raimundos, com letras e instrumental pesados e verdadeiros. Hoje em dia o estilo colorido tem tomado conta. Onde os pais dessa geração erraram?
Digão: Acho tudo meio “Comunista” atualmente… mesmas músicas, trejeitos, roupas e atitudes dentro e fora do palco… Na nossa época nenhuma banda se parecia com a outra, cada uma na sua e botando pra fu…..mar!

TMDQA!: Como é sua relação com os antigos membros da banda?
Digão: O Canisso é meu cumpadre, parceiro e amigo. O Fred também tenho uma relação ótima e nos falamos de vez em quando. Já o Rodolfo não tenho contato algum.

TMDQA!: Ano passado o Tico Santa Cruz chegou a fazer alguns shows com a banda e especulou-se que ele seria o novo vocalista do Raimundos. A formação da banda é com Digão, Canisso, Marquim e Caio e não se fala mais nisso?
Digão: Sempre foi isso! Mesmo quando o Tico fez as participações, pois foi uma ação com começo, meio e fim. Foram ótimos shows com o Tico e depois cada um seguiu seu caminho. Somos grandes amigos!

TMDQA!: O Raimundos já foi a maior banda do Brasil e hoje em dia trilha o país através do cenário independente. Como é para vocês, que estavam na época do auge, trabalhar com verba reduzida, público reduzido e menos atenção da mídia?
Digão: Farei minhas as palavras do Kurt Cobain “O melhor momento de uma banda é quando ainda não chegou no auge, no sucesso, pois é onde todos estão felizes e trabalhando unidosl”. Estou vivendo isso pela 2ª vez, não sou um cara privilegiado!? risos

Raimundos no Lupaluna 2011

TMDQA!: Vocês viveram uma época onde o único jeito de se consumir música era comprando discos. Hoje em dia sabemos que isso está longe de ser a realidade. Você acha que as coisas melhoraram ou pioraram com o advento da Internet e das MP3?
Digão: Com a Net as coisas ficaram muito fáceis no sentido de mostrar, mas pra ganhar dificultou muito. O mercado ainda está se acomodando com o Tsunami fonográfico, o furacão “Steve Jobs” e suas chuvas de IPOD! risos

TMDQA!: Você é fã de discos de vinil? Tem uma coleção?
Digão: Minha mãe jogou todos os vinis fora, inclusive os meus do Ramones autografados!!! Mas acho que vinil é pra DJ, eu prefiro a praticidade do meu IPOD apesar dele ser o meu “algoz” risos

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos?
Discos não, mas MP3 com certeza!!!! risos

Aos interessados, a tracklisting do DVD ficou assim:

01. Fique Fique
02. Esporrei na Manivela
03. Jaws
04. Marujo
05. Rapante
06. Opa Perai Caceta
07. Pompem
08. Pão da minha prima
09. Mulher de fases
10. Palhas do coqueiro
11. Beabá
12. Macaxera
13. Kombão
14. Aquela
15. I Saw You Saying
16.  Me lambe
17. A mais pedida
18. Mas Vò
19. Reggae do Manero
20. Tora Tora
21. Eu quero ver o oco
22. Deixa eu falar
23. KavooKavala
24. Baixo Calão
25. Puteiro em João Pessoa

Os próximos shows do Raimundos são:

Maio
26/05 – Porto Alegre, RS – Opinião
27/05 – Caxias do Sul, RS – Clube Guarani
28/05 – Cachoeira do Sul, RS
29/05 – Montevidéu, UY – W Lounge

Junho
17/06 – Joinville, SC
18/06 – Curitiba, PR – Hangar Bar
26/06 – Garça, SP

Julho
08/07 – Brasília, DF – Porão do Rock
10/07 – Sorocaba, SP
16/07 – Divinópolis, MG – Hangar Music Bar
30/07 – São Paulo, SP – O Kazebre

Novembro
12/11 – Ponta Porã, MS

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!