25 artistas elegem seus melhores álbuns e músicas de 2010

Fim de ano chegando e muitas listas sobre o que aconteceu começam a serem feitas. No mundo da música não pode faltar. As de melhores álbuns e música são as que mais aparecem. Tanto que até os próprios músicos arriscam a citar bandas que se encaixam nessas categorias.

A Spin.com ouviu 25 artistas os quais citaram seu álbum e música favoritos deste ano que está acabando. Dentre os que deram suas opiniões estão Hayley Williams do Paramore, Robyn, Rivers Cuomo do Weezer, Joe Trohman do The Damned Things, entre outros. Confira abaixo as opiniões:

  • A vocalista do Paramore, Hayley Williams, escolheu a música “Month of May” do Arcade Fire comentando que essa é mais uma música da banda que ela sente que foi escrita exatamente para ela e sobre como ela se sente atualmente. Quanto ao melhor álbum, ela escolheu o “Crazy For You” da banda Best Coast, uma banda indie da Califórnia que Hayley conheceu através de seu namorado, o guitarista Chad Gilbert do New Found Glory. Ao ouvir a música “Bratty B” ela se apaixonou rapidamente pelo som da banda.
  • Ezra Koenig, vocalista do Vampire Weekend, disse que é muito difícil escolher um álbum do ano porém o “Thank Me Later” do Drake foi o disco que ele mais ouviu segundo o iTunes. Ezra descreve como rap, rock, cumbia, depois diz que não importa e que é muito difícil achar um álbum com um estilo e temática bem definida assim. As músicas “Shut It Down” e “Karaoke” são as suas favoritas. Já a música do ano para Koenig é a “Zebra” do Beach House. O vocalista disse que iria escolher “Heart of Life”, música que tocou com o John Mayer porém ele acha que ela só vai ser lançada em 2011, então ele escolheu “Zebra”. Beach House foi uma das banda com quem o Vampire Weekend fez turnê este ano. Segundo Ezra tanto a música com o John Mayer como desta banda são tristes porém com um fundo de esperança e elas deveriam ser lançadas em um vinil de 7″.
  • Ben Gibbard do Death Cab for Cutie escolheu apenas o álbum favorito. “You Are Not Alone” da Mavis Staples. Para Ben, Mavis tem uma das vozes mais belas e emotivas da música. Ele tem um enorme respeito pela soul music. A cantora tem 71 anos e lançou o 13º álbum de sua carreira sob a produção do Jeff Tweedy.
  • O frontman do The Flaming Lips, Wayne Coyne, foi bem direto na escolha da música do ano: “Born Free” da M.I.A.. A banda tocou com ela no verão e para ele, esta música mostra o quão legal e radical M.I.A. é. Já o álbum, Coyne escolhe o “Treats” da dupla norte-americana Sleigh Bells. Este foi um dos poucos álbuns que ele realmente considerou legal este ano. As músicas são simples porém com muitas distorções.
  • Robyn também escolheu apenas a música do ano para ela. “A Cold Freezing Night” da dupla de Nova Iorque, The Books. Trata-se de uma canção que faz ela se mexer. É engraçada e sombria ao mesmo tempo. Fala sobre temas como feminismo e violência. Ela conheceu a música pelo Diplo no Twitter.
  • O líder da Deerhunter, Bradford Cox, escolheu o álbum e a música de 2010. Para ele o “Congratulations” do MGMT foi odiado por muitos mesmo antes das pessoas ouvirem. Ele disse que quem não curtiu o álbum não curtia música pop. Ele acha que isso tudo em cima deste álbum foi uma invenção da imprensa e que as pessoas, incluindo ele, não ouvem mais para si próprios. Cox não tinha ouvido o álbum de estréia do MGMT mas este soa como o Stereolab. Já a música do ano, Bradford escolheu “Tightrope” da Janelle Monáe. Ao ouvir pela primeira vez ele disse para si próprio: “O que é isso?! É incrível!”. Os ritmos, os instrumentos e toda presença da Janelle e seu jeito de cantar, muito bom.
  • A vencedora do Grammy de 2009 como melhor cantora revelação, Adele, escolheu “Runaway” do Kayne West como melhor música. Ela disse que West sempre supera suas expectativas. O álbum do ano para a cantora foi o “I Speak Because I Can” da Laura Marling. Laura é inglesa e tem apenas 20 ano. O folk é uma de suas principais influências. Adele tocou junto com ela em uma de suas turnês.
  • Randy Randall, da dupla No Age, escolheu a música “Throwing Shade” do Abe Vigoda. Uma música linda de um grande álbum. Romântica e com algo gótico que a torna um pouco sombria. Randall conhece a banda a muito tempo e para ele a banda é como um camaleão, vive mudando de estilo de álbum para álbum. E seu disco favorito de 2010 é o “Le Noise” do Neil Young. É um disco incrível. Randy acredita que o canadense não está tentando fazer algo novo mas sim escrevendo sobre sua carreira atual.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!